Se viveres um dia de cada vez
Já alguma vez paraste para te perguntar o que é que pode acontecer se viveres um dia de cada vez? Provavelmente, conheces pessoas que acreditam, piamente, que o dia só é dia se estiver mergulhado em assuntos mil, horários rígidos, agendas pré programadas, telefonemas vazios, e-mails, redes sociais, calafrios, stress, um corre-corre estonteante? Pessoas que acreditam que só existem se concluírem tudo a que se propõe por “imposição” da sociedade (da qual todos fazemos parte)? Que trabalham horas extraordinárias na ansia (totalmente inconsciente) de satisfazerem (demasiadas vezes) o próprio ego, que vivem em “piloto automático”… Eu também conheço. Tantas. Sinto esta preocupação na maioria das pessoas que recebo nas minhas sessões de coaching com PNL e nos cursos que facilito. Então, esta história é para elas e é também para ti.
Numa visita a uma catedral, um turista observou um artista que trabalhava um gigante quadro, numa vasta parede por preencher.
Perante aquele cenário, o turista não conteve a curiosidade e arriscou perguntar ao artista:
Diga-me, não fica preocupado com todo esse espaço que ainda precisa de pintar, de preencher? Não fica preocupado, stressado, a pensar quando conseguirá terminar tamanha obra?
O artista lançou-lhe um sorriso terno e respondeu naturalmente:
Meu caro, eu sei apenas o que posso fazer diariamente. Quando chego, a cada manhã, marco a área na qual trabalharei nesse dia e não me permito preocupar-me com o espaço que falta preencher. Eu assumo um dia de cada vez e o quadro estará terminado a seu tempo.
E tu, do que tens medo? O que pode acontecer na tua vida se viveres um dia de cada vez?
Muitos dos grandes obstáculos e desafios que atrasam e empatam a nossa vida são como esta grande parede. Podemos preocupar-nos com o enorme espaço para o quadro que temos que criar, ou, podemos simplesmente começar a preenche-lo com imagens maravilhosas, luminosas, criativas e únicas – a impressão das nossas vidas – fazendo o melhor que podemos e sabemos a cada momento, a cada dia que nos é dado. No final, teremos concluído o melhor quadro.
Onde e quando começas? Bem, respira fundo, o melhor lugar para começar é exactamente onde estás hoje: AGORA!