Sou a Rita,

apaixonada por Comunicação, Conexão e Criatividade!

Ainda não tinha terminado a minha licenciatura em Ciências da Comunicação, quando abracei a missão de jornalista. Fi-lo honrosamente ao longo de 16 anos. Cresci em várias redações, sempre a acreditar que era pelo jornalismo que podia e ia mudar o Mundo.

Foi na televisão que passei a maior do tempo. Primeiro no CNL (Canal de Notícias de Lisboa) como repórter, depois na RTP (Hora Viva) enquanto jornalista e editora. Na mesma altura, colaborava com o bolsaPT., uma plataforma digital de notícias de Economia e Mercados Financeiros (sendo responsável por fazer o resumo dos Mercados Financeiros para a Rádio Renascença). Fui ainda repórter e pivot da TVCiência (desde sempre fascinada pela área quântica e neurociência).

Os anos passaram e dei por mim a assumir funções de editora de Economia (Jornal Notícias da Madeira). Casei, nasceu a primeira filha e com ela uma mãe que sentia cada vez mais que a comunicação que conhecia não era suficiente para comunicar com conexão, de forma consciente e autêntica. Em simultâneo lançava o programa "Ser Criança", na TFS M, onde abordava as questões da Parentalidade e Educação. A minha última redação foi a SIC, em 2010, altura em escolhi dar outro sentido à minha vida e começar a comunicar de uma forma totalmente nova.

Mergulhei a fundo na Programação NeuroLinguística (PNL) e mudei-me para a Venezuela onde fui novamente mãe e trabalhei sobretudo enquanto coach, na área da Parentalidade e Educação e ainda no apoio a PME’s de mulheres empreendedoras (actividade que desenvolvi também em Miami).

Neste momento, a viver em Portugal, sou já Master Trainer Internacional e Consultora com PNL, certificada pela NLP U - University of California Santa Cruz (UCSC), treinada por Robert Dilts, Judith DeLozier, Deborah Bacon Dilts, Suzi Smith, Ian McDermott e Robbie Steinhouse.

Em Setembro de 2016 editei o meu primeiro livro, “Mães do Mundo” – A PNL ao serviço da educação com ética. Uma obra que nasce da minha investigação com mães – modelos de excelência – com quem me cruzei em vários continentes. Sou certificada em Educação e Parentalidade com PNL - “Meeting Children”, no NTI/NLP (Holanda). A minha imensa curiosidade conduziu-me ao co-desenvolvimento desta área. Uma paixão que emerge com a maternidade, guiada pelas minhas filhas.

Já em 2018, nasce a segunda obra “Powered by NLP! 2 – The Evolution of NLP”, em co-autoria com alguns dos maiores nomes da PNL mundial, e surge na sequência da NLP Leadership Summit, de Janeiro de 2018.

Mas há mais sistemas que se cruzam e onde a comunicação é exigente. Há outras abordagens de família e, há dois anos, comecei a trilhar um caminho que, além de ser conhecido é-me também muito querido, as empresas e organizações. Iniciei esta jornada em Silicon Valley, junto de líderes e empresas mundiais de topo, junto de mães e pais que são também empreendedores. E foi assim que voltei da UCSC certificada como Coach em Conscious Leadership and Resilience with Success Factor Modeling (SFM™), pela Dilts Strategy Group, a única em Portugal.

Porque sinto e vejo que o trabalho que desenvolvo é generativo, que transformou a minha vida - pessoal, familiar e profissional - e está a mudar a vida de tantas famílias e empresas, decidi fazer a certificação em Generative Coaching - Robert Dilts, Stephen Gilligan Ph.D., Institute Repère Paris/EUA.

Em 2017, em Bali, tive o privilégio de iniciar a co-criação (com 20 Master Trainers e Trainers de PNL de todo o Mundo) a PNL de 4.ª Geração ao lado de Robert Dilts, com a ‘sponsorização’ de Judtih DeLozier e Stephen Gilligan.

A vida dá muitas voltas e no mesmo ano voltei ao ecrã da televisão, aceitando o convite da RTP M (Madeira Viva) para ser Coach residente.

Meses depois, já em 2018 fundei a Conscious Systems®, uma abordagem inovadora, aliada à PNL, ao SFM e Coaching Generativo. A ponte que faltava entre as várias famílias que geramos e criamos na vida. A Conscious Systems® explora e desenvolve as estratégias de Liderança consciente, de Comunicação autêntica e congruente, a Comunicação que cria conexão – interna e externa - e que permite alcançar o sucesso nos vários sistemas.

Sou membro profissional da IAGC em Generative Coaching e Generative Consulting e da ANLP The Global Association for NLP, da qual sou também a Embaixadora em Portugal.

Reconhecida com o 2019 NLP Award, na categoria Educação.

E aliada à minha paixão em viajar e viver pelo Mundo, é por lá que ando, enquanto membro da NLP Global Training & Consulting Community, actuando como NLP Global Trainer, Consultora, Coach e Palestrante na Europa, América Latina e Estados Unidos.

Comigo tenho uma certeza que herdei da PNL e que levo onde quer que vá, está sempre tudo certo, está sempre tudo bem.

Visão

A de um Planeta onde cada pessoa, empresa e organização cresça, enquanto único que é com um impacto sistémico consciente e positivo comunicando e recebendo harmonia, em igual valor, autenticidade, congruência, responsabilidade e inclusão.

Missão

Fazer emergir os dons únicos de cada SER, família, empresa e organização, facilitando e acompanhando a exploração e aplicação das estratégias sistémicas de sucesso na comunicação autêntica, influência e liderança conscientes e positivas mundiais.

Valores

  • Paixão
  • Autenticidade
  • Congruência
  • Responsabilidade
  • Igual Valor
  • Inclusão
  • Criatividade

Membro profissional:

Associações de que Rita Aleluia é membro

Parceiro:

Afiliações de que Rita Aleluia faz parte

O que dizem os media sobre mim:

Entrevista Rita Aleluia Diário de Notícias Madeira 2019
“Este é um prémio que não cai do céu, nem é obra de magia”, Diário de Notícia, MAI.19
Artigo sobre Rita Aleluia na Revista Rapport número 65
“An NLP Award does not fall from the sky”, Revista Rapport, edição Inverno 2020

Prémios:

NLP Awards 2019 Winner

Intenções

Quando definimos as nossas intenções (baseadas nos nossos valores), em relação a qualquer área na nossa vida, todo o processo flui naturalmente. É um processo sistémico. Faz-se magia.

Das minhas intenções enquanto mãe e que aplico em todas as restantes áreas, há uma que destaco, onde invisto muito amor e paciência:

VER

todos os dias as minhas filhas!

ESCUTAR

diariamente o que ambas me dizem!

SENTIR

com as duas todos os compassos dos seus tempos!

ACEITAR

as suas essências, tal e qual como SÃO!