Sou a Rita,

apaixonada por Comunicação, Conexão e Criatividade!

Ainda não tinha terminado a minha licenciatura em Ciências da Comunicação, quando abracei a missão de jornalista. Fi-lo honrosamente ao longo de 16 anos. Cresci em várias redações, sempre a acreditar que era pelo jornalismo que podia e ia mudar o Mundo.

Foi na televisão que passei a maior do tempo. Primeiro no CNL (Canal de Notícias de Lisboa) como repórter, depois na RTP (Hora Viva) enquanto jornalista e editora. Na mesma altura, colaborava com o bolsaPT., uma plataforma digital de notícias de Economia e Mercados Financeiros (sendo responsável por fazer o resumo dos Mercados Financeiros para a Rádio Renascença). Fui ainda repórter e pivot da TVCiência (desde sempre fascinada pela área quântica e neurociência).

Os anos passaram e dei por mim a assumir funções de editora de Economia (Jornal Notícias da Madeira). Casei, nasceu a primeira filha e com ela uma mãe que sentia cada vez mais que a comunicação que conhecia não era suficiente para comunicar com conexão, de forma consciente e autêntica. Em simultâneo lançava o programa "Ser Criança", na TFS M, onde abordava as questões da Parentalidade e Educação. A minha última redação foi a SIC, em 2010, altura em escolhi dar outro sentido à minha vida e começar a comunicar de uma forma totalmente nova.

Mergulhei a fundo na Programação NeuroLinguística (PNL) e mudei-me para a Venezuela onde fui novamente mãe e trabalhei sobretudo enquanto coach, na área da Parentalidade e Educação e ainda no apoio a PME’s de mulheres empreendedoras (actividade que desenvolvi também em Miami).

Neste momento, a viver em Portugal, sou já Trainer e Consultora com PNL, certificada pela NLP U - University of California Santa Cruz (UCSC), treinada por Robert Dilts, Judith DeLozier, Deborah Bacon Dilts, Suzi Smith, Ian McDermott e Robbie Steinhouse.

Em Setembro de 2016 editei o meu primeiro livro, “Mães do Mundo” – A PNL ao serviço da educação com ética. Uma obra que nasce da minha investigação com mães – modelos de excelência – com quem me cruzei em vários continentes. Sou certificada em Educação e Parentalidade com PNL - “Meeting Children”, no NTI/NLP (Holanda). A minha imensa curiosidade conduziu-me ao co-desenvolvimento desta área. Uma paixão que emerge com a maternidade, guiada pelas minhas filhas.

Já em 2018, nasce a segunda obra “Powered by NLP! 2 – The Evolution of NLP”, em co-autoria com alguns dos maiores nomes da PNL mundial, e surge na sequência da NLP Leadership Summit, de Janeiro de 2018.

Mas há mais sistemas que se cruzam e onde a comunicação é exigente. Há outras abordagens de família e, há dois anos, comecei a trilhar um caminho que, além de ser conhecido é-me também muito querido, as empresas e organizações. Iniciei esta jornada em Silicon Valley, junto de líderes e empresas mundiais de topo, junto de mães e pais que são também empreendedores. E foi assim que voltei da UCSC certificada como Coach em Conscious Leadership and Resilience with Success Factor Modeling (SFM™), pela Dilts Strategy Group, a única em Portugal.

Porque sinto e vejo que o trabalho que desenvolvo é generativo, que transformou a minha vida - pessoal, familiar e profissional - e está a mudar a vida de tantas famílias e empresas, decidi fazer a certificação em Generative Coaching - Robert Dilts, Stephen Gilligan Ph.D., Institute Repère Paris/EUA.

Em 2017, em Bali, tive o privilégio de co-criar (com 20 Master Trainers e Trainers de PNL de todo o Mundo) a PNL de 4.ª Geração ao lado de Robert Dilts, com a ‘sponsorização’ de Judtih DeLozier e Stephen Gilligan.

A vida dá muitas voltas e no mesmo ano voltei ao ecrã da televisão, aceitando o convite da RTP M (Madeira Viva) para ser Coach residente.

Meses depois, já em 2018 fundei a Conscious Systems®, uma abordagem inovadora, aliada à PNL, ao SFM e Coaching Generativo. A ponte que faltava entre as várias famílias que geramos e criamos na vida. A Conscious Systems® explora e desenvolve as estratégias de Liderança consciente, de Comunicação autêntica e congruente, a Comunicação que cria conexão – interna e externa - e que permite alcançar o sucesso nos vários sistemas.

Sou membro profissional da IAGC em Generative Coaching e Generative Consulting.

E aliada à minha paixão em viajar e viver pelo Mundo, é por lá que ando, enquanto membro da NLP Global Training & Consulting Community, actuando como NLP Global Trainer, Consultora, Coach e Palestrante na Europa, América Latina e Estados Unidos.

Comigo tenho uma certeza que herdei da PNL e que levo onde quer que vá, está sempre tudo certo, está sempre tudo bem.

Visão

A de um Planeta onde cada pessoa, empresa e organização cresça, enquanto único que é com um impacto sistémico consciente e positivo comunicando e recebendo harmonia, em igual valor, autenticidade, congruência, responsabilidade e inclusão.

Missão

Fazer emergir os dons únicos de cada SER, família, empresa e organização, facilitando e acompanhando a exploração e aplicação das estratégias sistémicas de sucesso na comunicação autêntica, influência e liderança conscientes e positivas mundiais.

Valores

  • Paixão
  • Autenticidade
  • Congruência
  • Responsabilidade
  • Igual Valor
  • Inclusão
  • Criatividade

Membro profissional:

Logotipo GTCLogotipo IAGC

Intenções

Quando definimos as nossas intenções (baseadas nos nossos valores), em relação a qualquer área na nossa vida, todo o processo flui naturalmente. É um processo sistémico. Faz-se magia.

Das minhas intenções enquanto mãe e que aplico em todas as restantes áreas, há uma que destaco, onde invisto muito amor e paciência:

VER

todos os dias as minhas filhas!

ESCUTAR

diariamente o que ambas me dizem!

SENTIR

com as duas todos os compassos dos seus tempos!

ACEITAR

as suas essências, tal e qual como SÃO!