Quero e prometo amar-te sem absorver-te
Já aqui confidenciei que as palavras, gestos e o legado de Virgínia Satir ressoam na minha essência como a luz de um farol: Quero e prometo amar-te sem absorver-te…
A mãe da Terapia Familiar, modelo de excelência da PNL, inspira também a Parentalidade e Educação com PNL & Generativa. Virginia Satir, partilha connosco um amor consciente, incondicional, aquele em que acredito, aquele que sinto ser sempre A resposta.
Já te apresentei a Declaração de Auto-Estima de Virgínia Satir, sugeri inclusive que a imprimisses e a guardasses / colasses em vários sítios visíveis para ti, até a interiorizares completamente. Partilhei-a com tantas amigas, porque acredito que nunca é demais e que é sempre tão bom ler algo que nos motiva, celebra e honra. Hoje, partilho contigo as “metas” de Virgínia Satir, aquelas onde não há a mínima dúvida que:
“Quero amar-te sem absorver-te,
Apreciar-te sem julgar-te,
Unir-me a ti sem escravizar-te,
Convidar-te sem exigir,
Deixar-te sem que me sinta culpada,
Criticar-me sem ferir-te
e ajudar-te sem menosprezo.
Se puderes fazer o mesmo por mim,
Então ter-nos-emos conhecido verdadeiramente
e poderemos beneficiarmo-nos mutuamente.”
Respira fundo. Convido-te a leres novamente, agora em voz alta, pausadamente. Sente a vibração de cada frase no teu corpo.
Como seria se te amasses desta forma? E ao teu filho? Como seriam as tuas relações?
Já sabes que és sempre o melhor modelo para o teu filho. Uma mulher e mãe que se ama vive em verdadeira expansão, vive em estado pleno de autenticidade, vive em liberdade.
Satir também nos recorda e bem, que não é a situação que determina o nosso comportamento. É a nossa percepção sobre a situação.
Sim, convido-te uma vez mais, a fazeres deste poema um novo mantra para entoares diariamente, as vezes que sentires serem necessárias para te apaziguar a alma e o coração. É sobre ti, é para ti. Di-lo em frente ao espelho: Quero e prometo amar-te sem absorver-te. E observa o que acontece!